Ultimas Postagem.

Translado de corpos: entenda como funciona

Mar 13 2024
Image Carousel

Quando uma pessoa falece longe de sua cidade ou país de origem, um dos procedimentos que pode ser solicitado pelos familiares é a transferência do corpo para outro local. Mas, para isso, é preciso cumprir alguns requisitos.

A morte de um familiar é sempre um acontecimento traumático e muitas vezes temos dúvidas quanto aos trâmites. Um dos problemas que as famílias costumam enfrentar é a transferência de restos mortais para outras localidades geográficas.

Uma das questões mais delicadas que poderá ter de ser abordada nestes momentos é como transferir um corpo de um local para outro. A legislação atual proíbe o transporte de cadáveres em veículos não homologados, ou seja, carros comuns de passeio.

Somente as funerárias estão autorizadas a realizar esse tipo de transferência. Estas medidas visam manter as garantias sanitárias no transporte de cadáveres. Da mesma forma, é necessário levar em conta que a transferência das cinzas de uma pessoa falecida não está sujeita as mesmas regras.

Pelo contrário, as cinzas podem ser transportadas por diferentes meios de transporte, desde que esteja em embalagem adequada.

Diferentes transferências de corpos

As condições e procedimentos para a realização da transferência dependem também de cada situação particular. É difícil estimar quanto custa transportar um corpo de um local para outro, pois os custos do serviço dependem das condições contratadas em cada caso, bem como da distância entre as localidades.

No entanto, algumas regras gerais para o translado de corpos são as seguintes:

Transferência dentro do mesmo estado

Quando o falecimento ocorrer em uma cidade e o sepultamento ocorrer em outra, é necessário iniciar a transferência após decorridas pelo menos 24 horas da morte e possuir a certidão de óbito.

Um atestado de óbito é um documento oficial emitido por um médico ou autoridade competente que certifica o falecimento de uma pessoa. Esse documento contém informações importantes, como a data, hora e local do óbito, assim como a causa da morte, quando determinada com precisão. Além disso, o atestado de óbito também pode incluir informações sobre o falecido, como nome completo, idade, sexo, estado civil e ocupação.

Transferência de cadáveres entre estados

Uma vez obtida a documentação, é assinado um contrato de transferência que específica o destino, bem como as características dos restos mortais que serão transportados. A transferência só poderá ser realizada depois de autorizada a cremação ou sepultamento.

No entanto, no destino deverá haver uma pessoa ou entidade para receber o corpo. No entanto, é aconselhável consultar os regulamentos específicos que possam existir a este respeito em sua cidade.

Repatriamento

Envolve a transferência dos restos mortais de uma pessoa de um país para outro. Este processo é mais complexo que os casos anteriores. Quando esta situação surge, é necessário informar-se sobre os acordos que há entre os diferentes países.

Para tal, é aconselhável contatar o mais rapidamente possível a embaixada correspondente, pois esta será a forma de obter informações corretas sobre a documentação e procedimentos necessários. Da mesma forma, nestes casos é aconselhável localizar uma agência funerária que preste serviços de transferência internacional de corpos.

Qual o valor do translado de corpo para outro estado

O custo do translado de corpo para outro estado pode variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo a distância entre os locais, os serviços adicionais solicitados, como preparação do corpo, documentação necessária, tipo de transporte (aéreo, terrestre, etc.), e a empresa escolhida para prestar o serviço. Geralmente, esse tipo de serviço pode ser bastante caro, devido aos custos envolvidos no transporte, preparação do corpo e questões administrativas.

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Saiba mais: Vantagens de contratar um Plano de Assistência Familiar da CCR

 

Tags: Apoio Familiar , Velório Online , Obituário
Ultimos Artigos
image blog

Faixa Anti Ronco: o que é, como funciona e quando usar

O ronco é um problema que pode não apenas acabar com o sono, mas também causar todos os tipos de problemas, desde cansaço exces ...

Leia Mais
image blog

Vale a pena contratar um Plano de Assistência Familiar?

Um Plano de Assistência Familiar da CCR proporciona paz de espírito para você e sua família. Você pode aproveitá-lo ...

Leia Mais
image blog

Conheça as flores mais indicadas para enviar a um velório

Quando alguém falece, enviar flores é uma forma tradicional de expressar pesar e condolências. Os costumes podem variar de cultura ...

Leia Mais