Os desafios de cuidar de pais idosos

Os desafios de cuidar de pais idosos

O envelhecimento afeta uma pessoa de maneiras diferentes. O corpo fica fisicamente fraco; as reações tornam-se lentas, os ossos e os músculos perdem sua força, a visão fica fraca e os órgãos tornam-se menos eficientes. O cérebro lentamente começa a se deteriorar. É por isso que os idosos esquecem as coisas ou encontram dificuldades para entender algo novo. 

As mudanças nos padrões de sono também podem afetar o bem-estar físico e emocional deles. Assim, surgem muitos desafios ao cuidar de pais idosos.  Uma pessoa mais velha pode estar tentando lidar lentamente com suas habilidades físicas e cognitivas diminuídas. 

Eles podem experimentar perda de independência, instabilidade em sua vida social, incapacidade de gerenciar as coisas por si mesmos, tornando-se um pouco mais dependentes dos outros ao seu redor. 

Em tal situação, há pressão sobre você para se adaptar de maneira rápida a essa nova realidade para ajudá-los com melhores cuidados de saúde e também apoiá-los emocionalmente. 

É preciso tomar decisões importantes

Cuidar de questões de saúde física e mental dos pais é outro grande desafio para os filhos. Idosos que já apresentam doenças crônicas necessitam de apoio e atenção adequados. A segurança dos idosos é outro desafio! Isso inclui questões como quedas.

Se você não tem tempo suficiente para desempenhar o papel de cuidador, pode ser mais desafiador. Você pode ter que tomar a decisão de levá-los para sua casa, para uma clínica ou contratar uma cuidadora profissional para que não saiam da casa deles. A dinâmica familiar também pode mudar. 

Lidando com atividades diárias

À medida que os pais envelhecem, torna-se cada vez mais difícil para eles lidarem com as atividades diárias. Assim sendo, começam a enfrentar dificuldades nas finanças, nos cuidados com a casa, no preparo das refeições, bem como outras funções. Eles precisam que os mais novos gerenciem todas essas atividades para eles. Ao mesmo tempo, os filhos e netos também precisam administrar sua vida pessoal. 

Como vencer os desafios de cuidar de pais idosos?

Uma pessoa idosa que perde seu senso de independência, pode não saber lidar com isso. Para uma pessoa que é independente há muitos anos, não é fácil depender de outra pessoa. Os filhos devem ser sensíveis e compreenderem a situação de seus pais idosos. 

Mantenha um diálogo aberto

Pergunte como eles estão lidando com a mudança repentina em seu estilo de vida. Conte a eles sobre como você está se adaptando e tudo que está organizando. Verifique se há mais alguma coisa que eles precisam ou querem que você faça. Ajude-os a assumir o controle de suas finanças o maior tempo possível. Isso pode dar-lhes tranquilidade e segurança. 

Mostre a eles suas contas bancárias, boletos a pagar, cartões de crédito, ou pelo menos compartilhe seus planos com eles; isso fará com que se sintam envolvidos. Verifique se eles têm alguma necessidade ou preocupação financeira e converse sobre isso. 

Ajudando-os a se adaptarem ao novo ambiente

Se as condições de vida de seus pais mudaram devido à saúde deles, ajude-os a se acostumarem com o novo ambiente. Consulte-os no planejamento e mantenha suas prioridades em mente. Estar familiarizado com objetos (móveis, fotografias, etc.) em seu espaço de vida pode ajudá-los a se ajustar e se sentir mais em casa. 

Veja também: Benefícios do planejamento pré-funeral

CCR – Plano de Assistência Familiar  

A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.