O que é a tanatopraxia: conheça a técnica e sua importância

O que é a tanatopraxia: conheça a técnica e sua importância

Perder um ente querido é algo muito doloroso. Até hoje, esse é um assunto tabu para grande parte da sociedade. É por isso que uma profissão como a tanatopraxia não é muito conhecida. Porém, o trabalho do tanatopraxista é essencial para que o falecido tenha a melhor aparência possível.

Seu principal objetivo é conseguir garantir que os familiares tenham uma última visão mais agradável do falecido. Para isso, o profissional prepara o corpo da melhor forma possível. Dessa forma, a lembrança do funeral será de paz e tranquilidade.

Muitos dos falecidos que chegam a uma sala de tanatopraxia mostram no rosto longos processos de adoecimento. Diante disso, o trabalho do tanatopraxista é amenizar os sinais da morte e ajudar a família, na medida do possível, a se despedir com uma visão daquela pessoa o mais serena e calma possível.

O que é a tanatopraxia?

A tanatopraxia é o conjunto de meios técnicos implementados para a conservação dos corpos após a morte. Isso retarda a putrefação natural do corpo e ajuda a preservá-lo. Este termo substituiu o de “embalsamamento”, que significa “colocar um bálsamo”. Porém, este nome já não corresponde às novas técnicas de conservação dos corpos dos falecidos. 

Na tanatopraxia, o profissional utilizará uma série de métodos que ajudam a preservar melhor o corpo, além de prepará-lo esteticamente para os diversos ritos fúnebres. De uma forma mais específica, as tarefas de um tanatopraxista são as seguintes:

– Limpar o corpo para evitar a proliferação de bactérias;

– Extrair os gases e fluidos corporais;

– Inserir certas substâncias no corpo;

– Vestir o corpo, maquiar e apresentar à família e amigos.

O tanatopraxista usa vários produtos para poder frear ao máximo a decomposição do corpo do falecido. Ele usa diferentes produtos químicos e ferramentas médicas para preparar o corpo.

Corrigir e reparar feridas que o corpo possa ter também pode ser necessário. Ele procura deixar o corpo da melhor maneira possível para que não cause um grande impacto nos amigos e familiares. 

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR disponibiliza um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.