O que dizer a alguém que perdeu um ente querido

O que dizer a alguém que perdeu um ente querido

Pode ser difícil saber o que dizer a alguém que recém perdeu um ente querido. Antes de tudo, é importante reconhecer o seu sofrimento e expressar sua solidariedade. Isso pode ser tão simples quanto dizer “Sinto muito por sua perda” ou “Ouvi falar sobre seu pai, sinto muito”.

Embora cada pessoa enlutada enfrente esse momento de maneiras diferentes, vamos dar algumas dicas gerais sobre o que dizer a alguém que perdeu um amigo ou familiar, para que se sinta ouvido e apoiado nesse momento de dor.

Compartilhe uma memória

Se você conhece a pessoa que faleceu, é uma boa ideia compartilhar uma lembrança ou dizer o que ela significava para você. Diga algo como: “Lembro-me de vê-lo sempre alegre caminhando na praça com os amigos”.

Muitas pessoas enlutadas dizem que ajuda poder falar sobre como estão se sentindo. Então diga: “Como você está?”. Isso dá a chance da pessoa falar sobre seus sentimentos nesse momento de luto. 

Se você conhece a pessoa muito bem, pode perguntar diretamente: “Você gostaria de falar sobre isso?”. Deixe-o saber que você ficará feliz em ouvir qualquer sentimento que ele queira compartilhar.

Reconheça o seu sofrimento

As pessoas que estão de luto podem experimentar uma avalanche de emoções, incluindo tristeza, dor, raiva e culpa. Os sentimentos relacionados a pessoa que faleceu serão únicos.

Ao falar com você sobre sua dor, esteja aberto a quaisquer emoções que estejam experimentando. Saber que você se importa pode dar-lhe algum conforto. 

Quando alguém está passando por um luto, você pode querer amenizar sua dor. Embora isso não seja possível, reconheça seu sofrimento dizendo: “Sinto muito, nada que eu diga mudará as coisas, mas desejo que você fique bem” ou “Entendo o quanto isso está sendo difícil para você”.

Pergunte se está precisando de algo

Você pode querer ajudar, mas não sabe como. Então pergunte à pessoa enlutada se ela precisa de alguma coisa e diga que você está pronto para apoiá-la. Você até pode sugerir coisas específicas, como preparar uma refeição ou fazer compras. 

Às vezes você não precisa dizer nada

Quando você estiver com uma pessoa enlutada, observe se ela está disposta a conversar. Pode ser que apenas passar um tempo em silêncio ao lado de alguém possa ajudá-la a lidar com a dor. 

Não faça suposições sobre como alguém está se sentindo. Você pode ter experimentado uma perda parecida no passado, por isso pode achar que entende o que a pessoa está passando, mas cada um enfrenta o luto de maneira única. 

Portanto, dê à pessoa enlutada espaço para que diga como está se sentindo e evite dizer coisas como: “Eu sei exatamente como você se sente”.

Não diga: você vai “superar isso”

Quando alguém está enlutado, pode não ser capaz de imaginar um futuro sem a pessoa que morreu. Assim, pode achar a ideia de “seguir em frente” ou “superar” muito incomoda. As pessoas costumam dizer que “o tempo cura”, mas o luto não se trata tanto de curar, mas de encontrar maneiras de viver com a dor. 

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.