Formas de superar a tristeza da perda

Formas de superar a tristeza da perda

Poucas coisas na vida se comparam à dor de perder um ente querido. Embora não haja como evitar sentimentos intensos de tristeza quando se está de luto, existem maneiras saudáveis ​​de lidar com sua perda.

O luto é uma parte inevitável da vida, perder alguém que você ama pode ser uma das experiências mais dolorosas que você terá que suportar. Seja um amigo próximo, cônjuge, pai, mãe, filho ou outro parente, a morte de um ente querido pode ser avassaladora. 

É possível que você experimente ondas de emoções intensas e muito difíceis, variando de profunda tristeza, a vazio e desespero e até mesmo culpa ou arrependimento. 

O luto leva tempo. Para algumas pessoas, esse tempo é medido em semanas ou meses, para outras, em anos. Então, diante de tantas emoções a flor da pele, como superar a tristeza da perda? Para ajudar você, vamos dar algumas dicas. Confira!

Permita-se sentir 

Seja qual for o seu relacionamento com a pessoa que morreu, é importante lembrar que todos sofremos de maneiras diferentes, mas todos nós podemos superar e seguir e frente, porém, cada um a sua maneira.  

Para encontrar uma forma de aceitar sua perda, você precisará enfrentar ativamente a dor. Ignorar essa dor não vai funcionar, pois você não se sentirá melhor. Na verdade, tentar fazer isso só deve piorar as coisas a longo prazo. 

Procure apoio ao seu redor

O apoio que você tem ao seu redor, seja de amigos ou parentes, sua personalidade e seus próprios níveis de qualidade de vida podem desempenhar um papel em como o luto lhe afeta. 

Embora a vida possa nunca mais ser a mesma, com o tempo você conseguirá aliviar sua tristeza, começar a olhar para o futuro com esperança e otimismo e seguir em frente.

Pratique exercícios físicos

É provavelmente a última coisa que você sente vontade de fazer no momento, mas o exercício é um poderoso antídoto para a tristeza, e pode ajudá-lo a dormir melhor à noite. Hobbies, esportes e outros interesses que acrescentam significado e propósito à sua vida podem ajudar você a ter uma rotina reconfortante após a turbulência do luto. 

Técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação e ioga, também são maneiras eficazes de aliviar a angústia e a preocupação.

Procure se conectar com a natureza 

Passar algum tempo em espaços verdes pode ser uma experiência relaxante quando você está de luto. Tente fazer caminhadas em um parque ou se dedicar à jardinagem. Plantar flores ou criar um pequena horta também são boas ideias.

Evite beber em excesso para lidar com a tristeza

Embora você possa ter vontade de tomar bebidas alcoólicas em excesso para ajudar a acalmar sua dor, isso só prejudicará sua saúde física e mental. A dica é manter uma alimentação saudável e dormir o suficiente à noite. Isso pode ter um enorme impacto na sua capacidade de lidar com o luto. 

Veja também: Dicas de como lidar com a morte e conviver com o luto

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.