Dicas para melhorar a qualidade de vida do cadeirante

Dicas para melhorar a qualidade de vida do cadeirante

Quando você tem uma deficiência física e precisa usar cadeira de rodas, pode haver muitos obstáculos pela frente. Mas saiba que seguir com positividade é a chave para a felicidade. Viver com uma deficiência pode ser desafiador às vezes, especialmente quando se trata de questões de acessibilidade. 

Apesar dos desafios, as pessoas com deficiência podem levar uma vida tranquila e feliz aderindo a algumas práticas de autocuidado. Para começar, manter uma alimentação saudável é importante, assim como se exercitar. Outra dica é escolher uma atividade que se encaixe em seu estilo de vida.

Há cadeirantes que praticam esportes e ainda participam de competições. Essa uma maneira de se sentirem bem. Outros preferem sair com os amigos, ir ao cinema, ao shopping ou assistir uma partida de futebol no estádio. 

Além disso, tem pessoas que encontram em seu trabalho um motivo de satisfação pessoal e profissional. De fato, é essencial ocupar seu tempo com uma atividade prazerosa.

Aqui estão mais algumas dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Saia para passear na rua  

Ficar dentro de casa, entre as quatro paredes do seu quarto, só o deixará mais preguiçoso e inativo. Pode até causar depressão e crises de ansiedade. Portanto, uma boa dica é passear ao ar livre todos os dias, seja no parque ou nas ruas do seu bairro, é fundamental respirar ar fresco. 

Se você mora em uma casa, pode ter seu próprio jardim de uma forma que atenda as suas limitações físicas. A jardinagem é uma atividade terapêutica. Se você mora em apartamento, certifique-se de que o espaço seja acessível para que você possa ter alguns vasos de plantas. 

Desenvolva seus talentos

Outra dica é explorar seus talentos. Talvez você tenha algum que desconhece. Quem sabe tocar algum instrumento como violão ou teclado, por exemplo. Talvez você goste de cozinhar, então torne essa habilidade um momento de lazer, preparando um jantar para amigos e familiares. 

Frequentar um curso também é uma boa ideia, procure aumentar seus conhecimentos na área que mais lhe interessa. Lembre-se que ter um hobby não significa necessariamente praticar algum tipo de esporte, pense em fazer algo que lhe traga satisfação pessoal.

Exercite-se todos os dias 

Especialistas apontam inúmeros benefícios de praticar exercícios físicos. Mesmo que você faça uso de cadeira de rodas, ainda pode se exercitar. Existem muitos exercícios exclusivos que você pode experimentar de acordo com as necessidades do seu corpo. 

Caso você não encontre uma academia adequada, no YouTube você encontrará vídeos com atividades adaptadas para cadeirantes. Entenda que o exercício é essencial para o bem-estar de cada indivíduo.

Mantenha uma boa alimentação

Essa é a dica mais importante para o seu bem-estar em geral. Certifique-se de ter uma ingestão nutricional diária suficiente para atender suas necessidades! Adicione mais frutas frescas, legumes e verduras à sua dieta. 

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR oferece um plano que além de proporcionar a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.