Dicas de como lidar com a morte e conviver com o luto

É da natureza humana querer evitar experiências dolorosas. Quando morre alguém importante para nós, podemos sentir que não seremos capazes de lidar com a dor do luto. Mas “só aprendemos sobre nossa capacidade de lidar com as coisas quando passando por elas”.
Por exemplo, os idosos conhecem e reconhecem a morte. Eles entendem, pelo menos em parte, que a vida não dura para sempre, sendo que a morte é uma progressão natural na vida, e não há nada a temer. Mas a maioria das pessoas mantém a esperança de viver uma vida longa. Porém, quando um ente querido morre se torna difícil administrar a dor e a tristeza.
Alguns dos sintomas emocionais mais comuns do luto incluem tristeza, negação, raiva, culpa e desamparo. O luto pode produzir uma série de sintomas físicos, incluindo falta de ar, desconforto gastrointestinal, dores de cabeça, fadiga, náuseas e dores no corpo.
Não existe uma abordagem única para o gerenciamento do luto, mas existem algumas estratégias de enfrentamento comprovadamente eficazes. A seguir, confira algumas delas.
Reserve um tempo para introspecção e reflexão
Depois de uma perda, pode parecer que todo o seu mundo não faz mais sentido. Mas, você pode lidar com isso, mesmo quando sente que não pode. Portanto, você precisareconstruir o significado das coisas para seguir em frente de maneira saudável.
Para isso, é importante realizar mudanças em sua vida, como passar um tempo de qualidade com seus entes queridos ou praticar alguma atividade que lhe proporcione satisfação pessoal.
Seja gentil consigo mesmo
O luto pode ser exaustivo, então cuide do seu corpo durante esse período de estresse intenso. Tente dormir oito horas por noite, coma alimentos nutritivos e beba bastante água. Álcool e açúcar podem parecer soluções rápidas, mas na verdade podem causar um efeito contrário.
Seus sentimentos são normais
A dor do luto em si já é difícil de tolerar.O que pode torná-la ainda mais desafiadora é quando outras pessoas ao seu redor dizem o que você deve ou não fazer. Permita-se sentir o que quer que esteja sentindo: raiva, tristeza, até mesmo alívio. Todas as emoções que acompanham o luto são válidas.
O luto pode gerar significado
Não há como superar a perda de um ente querido. Em vez disso, você pode encontrar maneiras de incorporar a perda em sua vida à medida que passa o tempo. O luto é uma resposta natural ao amor que sentimos por alguém.
Embora todos nós tenhamos experiências passadas que podem influenciar a forma como nos vemos, o luto oferece uma oportunidade para refletir sobre o que mais importa para nós.
Não ignore as coisas que lhe dãomotivo para seguir em frente, por exemplo: seus filhos, pais, amigos, cônjuge, etc. Essas fontes de significado devem motivá-lo a sair para trabalhar, estudar ou simplesmente passear com seu cachorro todos os dias, apesar da dor que você está sentindo.
Nesse contexto, você pode refletir sobre a pessoa que você quer ser nos momentos mais difíceis dasua vida. Por fim, considerar as motivações que você tem para enfrentar o sofrimento pode ser um exercício poderoso.
Plano de Assistência Familiar CCR
A CCR oferece um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros). Além disso, descontos exclusivos em lojas parceiras, oferecidos aos associados CCR.
A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.