Animais de estimação podem ajudar no luto? 

Animais de estimação podem ajudar no luto? 

Gerenciar o luto é um processo extremamente difícil para muitas pessoas. O luto vem em muitas formas e em circunstâncias diferentes. A perda de um ente querido pode deixar as pessoas deprimidas, se sentindo solitárias e tristes. 

Embora o luto possa ser demorado, existem alguns recursos que podem ajudar no processo. Para quem tem animais de estimação, saiba que eles podem ser bons companheiros em momentos de luto. Não são apenas os cães que se destacam como animais para apoio emocional; muitos outros tipos de animais oferecem a mesma sensação de conforto. 

Seja um pássaro, uma ave ou até mesmo um gato, a história não é diferente. Os gatos, por exemplo, são animais emocionalmente sensíveis que podem ajudar seus donos a lidar com a dor.

Gatos são ótimos para a saúde mental

No geral, os gatos são ótimos para a saúde mental. Esteja você sofrendo ou não, os gatos têm uma maneira de melhorar seu estado de humor como um todo. Eles podem aliviar seu estresse e acalmar sentimentos de ansiedade. 

Os animais oferecem muitas vantagens, por exemplo, estimulam a produção de oxitocina, dopamina, serotonina e endorfinas em nossos cérebros, deixando-nos mais felizes sempre que estamos perto deles. Para aqueles que lidam com os efeitos do luto, esses sentimentos podem ser extremamente importantes.

O processo de luto é diferente para cada pessoa. Alguns preferem a solidão nesse momento, outros encontram conforto na companhia de amigos e parentes. Pode haver algumas consequências preocupantes em passar muito tempo sem algum tipo de companhia durante o luto. Afastar-se daqueles que você ama, das coisas que você gosta e das suas obrigações rotineiras pode levar a depressão como resultado da perda. 

Às vezes, pode ser difícil experimentar a companhia de pessoas em momentos de luto de uma forma que não seja cansativo para o processo. Por outro lado, com a companhia de um animal se estabelece um relacionamento sem deixar a pessoa sentindo que precisa dizer alguma coisa, agir de uma determinada maneira ou interagir de forma que atenda as expectativas da sociedade. 

Gatos e cães sentem a emoção ao seu redor

Muitos animais são ótimos companheiros para ajudar a lidar com o luto, mas os gatos e cães podem ser especialmente úteis devido à sua natureza independente. Os cães são animais incríveis, amorosos e felizes, mas em muitos casos, eles exigem muito mais de você do que um gato. 

Por um lado, isso é ótimo, pois as necessidades de um cão podem ajudá-lo a sair de casa. Donos de cães tendem a se exercitar mais. Além disso, o cão pode oferecer um alto senso de propósito nesse momento difícil. 

Mas, para algumas pessoas, o melhor é ter a companhia de um animal que não requer atenção constante. Por exemplo, um gato não precisa que você o leve para passear, pois se contenta em se aconchegar com você no sofá.

Ao olhar nos olhos de um gato, poderá ver a emoção ali. Eles não são animais indiferentes a dor. Muitos gatos são incrivelmente sintonizados com as emoções ao seu redor e ainda têm uma inteligência emocional semelhante aos cães, mas agem de forma diferente com base em mudanças sutis em nosso comportamento. 

Por fim, além do apoio oferecido por um animal de estimação, que não exige as mesmas expectativas que a interação humana, também pode ser útil fazer psicoterapia para lidar com o luto.

Plano de Assistência Familiar CCR

A CCR oferece um plano que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros).

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.