A importância da fisioterapia na saúde do idoso

A importância da fisioterapia na saúde do idoso

O processo de envelhecimento traz mudanças nas condições físicas dos idosos. A diminuição da força muscular e da flexibilidade pode dificultar as tarefas diárias, bem como impedir que eles levem uma vida mais ativa. 

A fisioterapia geralmente trata alguns dos problemas naturais que fazem parte do envelhecimento, como controlar a dor, melhorar o equilíbrio e aumentar a força e a resistência muscular.

Há diversos motivos que levamum idoso ou pessoa de qualquer idade a necessitar de sessões de fisioterapia, como uma queda da própria altura, lesões na coluna causadas por algum tipo de trauma ou acidente, doenças crônicas ou a recuperação de uma cirurgia.

Sem dúvida,afisioterapia ajuda a restaurar a funcionalidade. Portanto, é definida como “o tratamento de doenças, lesões ou deformidades por métodos físicos, como massagem, tratamento térmico e exercícios.”

Os principais benefícios da fisioterapia para idosos incluem:

Tratamento da dor crônica

Muitos idosos convivem com dores diárias causadas por doenças como artrite, osteoporose e fibromialgia. Na verdade, a maioria das pessoas com mais de 65 anos tem algum problema na coluna, independentemente de apresentarem algum sintoma. A fisioterapia ajuda a fortalecer a musculatura para o melhor uso das articulações, e assim aliviar os sintomas. 

Reduzindo o risco de uma queda

Para os idosos, as quedas são a causa número 1 de acidentes que levam a fraturas ósseas ou lesões na cabeça. E, uma vez que ocorra uma queda, é provável que o idoso caia novamente no futuro. A fisioterapia ajuda os idosos a manter sua estabilidade e evitar quedas por meio de técnicas de equilíbrio.

Diminuindo o risco de lesões

Quando os idosos perdem força muscular e flexibilidade, eles têm mais chances de sofrer com lesões. A fisioterapia utiliza exercícios de extensão para ajudá-los a aprender como manter a estabilidade em relação à gravidade, bem como manter suas posturas eretas.A fisioterapia também aumenta a capacidade deles realizarem tarefas cotidianas, como: preparar refeições, lavar roupa e limpar a casa.

Recuperando a independência e vivendo um estilo de vida saudável

Quanto mais ativos os idosos forem, melhor será sua saúde geral. Realizar sessões de fisioterapia mantém os idosos fisicamente aptos e fortes o suficiente para concluir suas tarefas diárias por conta própria, além de manter um peso saudável.

Planos de tratamento individualizados são criados pelo fisioterapeuta para ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de longo prazo, que na maioria das vezes envolvem o retorno ao nível de independência ao qual estão acostumadas.

CCR -Plano de Assistência Familiar

A CCR oferece um plano de assistência familiar que além de oferecer a cobertura do funeral, também fornece alguns benefícios para a família como o empréstimo de produtos para reabilitação (muleta, andador, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros). Além disso, descontos aos associados, oferecidos por empresas parceiras da CCR.

A CCR possui três unidades de atendimento, nos municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Além da loja de reabilitação localizada em Flores da Cunha, na Rua Júlio de Castilhos, 2472, Sala 02.

Nosso principal objetivo é disponibilizar as famílias o máximo de conforto, carinho, respeito e profissionalismo em momentos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.